2º DISCO – DOIS (1986)
• 1ª MÚSICA – “DANIEL NA COVA DOS LEÕES” – MUITO BOA. GUITARRINHAS “VILALOBIANAS” QUE COLAM NO OUVIDO. ESSE TIMBRE É PRATICAMENTE O MESMO DE “TEMPO PERDIDO”. AS PASSAGENS EM CORO SÃO EXCELENTES. LETRA MUITA BOA, COMO QUASE SEMPRE. PARCERIA DE RENATO RUSSO E RENATO ROCHA – INUSITADO. PIANINHO APRENDIZ NO FINAL, QUE ACHEI MEIO DESNECESSÁRIO.
• 2ª MÚSICA – “QUASE SEM QUERER” – HIT. VIOLÕES SALTAM AOS OUVIDOS. LETRA FANTÁSTICA. VOCAL DRAMÁTICO. O VIOLÃOZINHO DO FINAL TRAZ ALGUMAS DAS FRASES MAIS CONHECIDAS DA DISCOGRAFIA DO LEGIÃO. É O PRIMEIRO “SOLO” MEMORÁVEL QUE OUÇO NOS DISCOS.
• 3ª MÚSICA – “ACRILIC ON CANVAS” COMEÇO BEM DARK (GÓTICO?). VOCAL DRAMÁTICO NO ÚLTIMO VOLUME (IAN CURTIS TOTAL). VOZ SEM ANDAMENTO MELÔDICO, QUASE FALADAS. VOZ OSCILANDO ENTRE O GRITO E O SUSSURRO. A MAIS GÓTICA ATÉ AGORA.
• 4ª MÚSICA – “EDUARDO E MÔNICA” – HIT ABSOLUTO. VIOLÕES NO MÁXIMO. LETRA POETICAMENTE COTIDIANA, COMO AS MELHORES DO RENATO. A PRIMEIRA LETRA QUE CHAMA ATENÇÃO PELO TAMANHO, APESAR DE OUTRAS GRANDES JÁ TEREM TOCADO EM OUTRAS MÚSICAS ANTERIORMENTE OUVIDAS. SEM BATERIA (ACHO QUE A PRIMEIRA ASSIM, SEM BONFÁ. EXPLICA-SE: SÓ O RENATO RUSSO ASSINA ESSA, QUE É DA ÉPOCA DO TROVADOR SOLITÁRIO).
• 5ª MÚSICA – “CENTRAL DO BRASIL” – PRIMEIRA MÚSICA INSTRUMENTAL GRAVADA. E, POR INCRIVEL QUE PAREÇA, APARECE ASSINADA POR RENATO RUSSO E NÃO DADO VILALOBOS, APESAR DE SER PRATICAMENTE SÓ VIOLÕES (COM UMA LEVE PERCUSSÃO E UM BAIXO BEM DISCRETO).
• 6ª MÚSICA – “TEMPO PERDIDO” – HINO ABSOLUTO. QUANDO A PESSOA ESTÁ ESCREVENDO, SERÁ QUE SABE QUE ESCREVEU ALGO TÃO GRANDIOSO COMO ESSA MÚSICA? LETRA PERFEITA, VOCAL PERFEITO, GUITARRA PERFEITA. RIFF INTOCÁBEL DE ABERTURA. IRRETOCÁVEL. TAMBÉM ASSINADA SÓ POR RENATO RUSSO. ALIAIS CHAMA ATENÇÃO A QUANTIDADE DE MÚSICAS ASSINADAS SÓ POR ELE NESTE ALBUM: SETE.
• 7ª MÚSICA – “METRÓPOLE” – O PUNK NÃO MORRE (NO LEGIÃO URBANA). BEAT ACELERADO, VOCAL GRITADO, COMBINADO COM A “FALA” E O SUSSURRO. LETRA COM FORTE CRÍTICA SOCIAL. OS VIOLÕES FORAM DORMIR E O VELHO “ABORTO ELÉTRICO” ACORDOU.
• 8ª MÚSICA – “PLANTAS EMBAIXO DO AQUÁRIO” – GUITARRINHA BEM PRIMÁRIA, COM O RIFF PRINCIPAL LEMBRANDO “VERANEIO VASCAÍNA”. ACHO QUE OUVI UMA BATERIA ELETRÔNICA MISTURADA COM A BATERIA ORGÂNICA. CHEIA DE EFEITOS SONOROS MODERNOSOS (E UNS COMPLETAMENTE DESNECESSÁRIOS).
• 9ª MÚSICA – “MÚSICA URBANA 2” – VOCAL DRAMÁTICO NO MÁXIMO, QUE VAI DO RASGADO AO SUSSURRO. UMA ESPÉCIE DE “BLUES” FOLKEADO. LETRA DE CLARO PROTESTO SOCIAL. UM POUCO DE “LED ZEPELIM IV” E SEUS VIOLÕES PESADOS. POR ONDE SERÁ QUE ANDA A MUSICA URBANA 1?
• 10ª MÚSICA – “ANDREA DÓRIA” – VOCAL SUSSURRADO. LETRA BEM FORTE. MAIS UM AMOR MAIS QUE PERFEITO COM DEFEITO.
• 11ª MÚSICA – “FÁBRICA” – LETRA COM FORTE CARÁTER SOCIAL. TECLADOS BEM PRONUNCIADOS AO FINAL.
• 12ª MÚSICA – “ÍNDIOS” – HIT. BATERIA RETA. TECLADINHO APRENDIZ ONIPRESENTE. LETRA KILOMÊTRICA E MUITO BOA, COM ALGUMAS DAS MELHORES FRASES DO RENATO. VOCAL QUE OSCILA ENTRE O SUSSURRADO E O INDIGNADO. UM DOS FINAIS MAIS APOTEÓTICOS EM TERMOS DE LETRA E MÚSICA, PERFEITA PARA ACABAR O DISCO.
JOIA DA COROA – APESAR DOS QUATRO HITS, DESTA VEZ NÃO HÁ DÚVIDA QUE É “TEMPO PERDIDO”, A MELHOR MÚSICA DO LEGIÃO.
ACHADO – APESAR DE BOAS SURPRESAS COMO “ANDREA DÓRIA”, REALMENTE ME APAIXONEI POR “DANIEL NA COVA DOS LEÕES”.
NOTA – APESAR DE GRANDES MOMENTOS E DE UM HINO INSUPERÁVEL COMO “TEMPO PERDIDO”, ACHEI MAIS INCONSTANTE DO QUE O PRIMEIRO. VOU DAR UM 7,5 PARA ESTE.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário