sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Imersão Cultural 2013 - Discografia Legião Urbana Comentada - Disco 6 - "O Descobrimento do Brasil" (1994)

6º DISCO – O DESCOBRIMENTO DO BRASIL (1994)

1ª MÚSICA – “29” - HIT RADIOFÔNICO. BEM POP. VIOLÕES PRONUNCIADOS. COMPOSIÇÃO DE RENATO RUSSO. BELA INTERPRETAÇÃO VOCAL. TODA A MELODIA É PONTUADA POR UM BANDOLIN, COM SOM BEM CARACTERÍSTICO. BELA SUBIDA DE TOM NO FINAL. FINAL PODEROSO, MARCADO PELA BATERIA DE BONFÁ. BELA CANÇÃO.
2ª MÚSICA – “A FONTE” – COMPOSIÇÃO DOS TRÊS. NÃO LEMBRO DE TER OUVIDO NO RÁDIO. BELO TECLADO NO INÍCIO E SE PROLONGADO NA MÚSICA. USO DA VOZ MODIFICADA (MEGAFONE). GUITARRA PESADA E DISTORCIDA, PRINCIPALMENTE NA PARTE DA VOZ MODIFICADA. BELO VOCAL NO REFRÃO, COM O CORO. ESSAS VOZES DOBRADAS NO CORO ME LEMBRAM BEACH BOYS. MELODICAMENTE BEM INTERESSANTE. PODE SER O “ACHADO” DO DISCO.
3ª MÚSICA – “DO ESPÍRITO” – COMPOSIÇÃO DOS TRÊS. COMEÇA COM UMA GUITARRA BEM DISTORCIDA, BEM HARD ROCK. (CHAMEM O AXL!!). RIFF CLÁSSICO DE HARD ROCK. LETRA POUCO PRETENSIOSA. FINAL APOCALÍPTICO. BONFÁ TAMBÉM DANDO O SANGUE, ASSIM COMO DADO. BELO ROCK, MAS NÃO ME CHAMOU TANTA ATENÇÃO QUANTO A ANTERIOR.
4ª MÚSICA – “PERFEIÇÃO” – COMPOSIÇÃO DOS TRÊS. HIT RADIOFÔNICO. INÍCIO MARCADO POR BATERIA ELETRÔNICA. RIFF DE GUITARRA BEM CARACTERÍSTICO. PRIMEIRA LETRA QUE SE DESTACA PELO TAMANHO. INCLUISVE, DIVIDIDA EM BLOCOS NUMERADOS. NO VERSO TRÊS, ENTRA AQUELE TECLADINHO MELANCÓLICO, DE TANTAS OUTRAS MÚSICAS DO LEGIÃO. FINAL APOTEÓTICO, VOCAL DRAMATÍSSIMO, COMBINANDO COM A LETRA.
5ª MÚSICA – “O PASSEIO DA BOA VISTA” – INSTRUMENTAL. COMPOSIÇÃO DE DADO E RENATO. PARECE SER SÓ GUITARRA E VIOLÃO. UMA GAITA MELANCÓLICA ENTRA NO MEIO. BELA CANÇÃO.
6ª MÚSICA – “O DESCOBRIMENTO DO BRASIL” – HIT RADIOFÔNICO. COMPOSIÇÃO DE RENATO E BONFÁ. ABRE COM UM ÓRGÃO SOTURNO, SEGUIDO DE BATERIUA MARCIAL, VIOLÕES E BANDOLIN. A LETRA É A VELHA “POESIA DO COTIDIANO”. MUDANÇA DE TOM NO MEIO. PIANINHO NO FINAL PARA MARCAR. CANÇÃO BONITA, COM AQUELA GRAÇA DE COLOCAR POESIA EM COISAS SIMPLES, TÍPICA DO LEGIÃO.
7ª MÚSICA – “OS BARCOS” – LEMBROU-ME “TEATRO DOS VAMPIROS”. COMPOSIÇÃO DE DADO E RENATO. VIOLÕES NA ABERTURA. UM TEMA RECORRENTE NO LEGIÃO: FIM DE RELACIONAMENTO. FINAL COM GUITARRAS PESADAS PARA DAR DRAMATICIDADE. FINAL DESTOANTE DO RESTO DA MÚSICA (ALGUÉM VIU O THE WHO PASSANDO? THE PINBALL WIZARD IS IN THE BUILDING!).
8ª MÚSICA – “VAMOS FAZER UM FILME” – COMPOSIÇÃO SÓ DE RENATO. HIT RADIOFÔNICO. TOTALMENTE POP. POESIA DO COTIDIANO. ESSE EU TOQUEI MUITO NO VIOLÃO. TEFCLADINHO CERTEIRO NO REFRÃO. VOCAIS DRAMATÍSSIMOS NO PRÉ-REFRÃO FINAL. CANÇÃO MUITO BEM CONSTRUÍDA EM TODOS OS ASPECTOS. PROVAVELMENTE, A “JOIA DA COROA”.
9ª MÚSICA – “OS ANJOS” – COMPOSIÇÃO DE DADO E RENATO. HIT RADIOFÔNICO. PONTUADA PELA GUITARRA QUASE HAWAIANA DE DADO. LETRA BEM INTERESSANTE (“RECEITA DA MALDADE”). BEM INTERESSANTE PELA MANEIRA QUE SE RESOLVEU ENQUANTO CANÇÃO, SEM GRANDE ARROUBOS OU PRETENSÕES. É UMA CANÇÃO PEQUENA EM VÁRIOS SENTIDOS. A MAIORIA, BONS.
10ª MÚSICA – “UM DIA PERFEITO” – COMPOSIÇÃO DE DADO E RENATO. MESMO NOME DE UMA DAS MINHAS CANÇÕES PREFERIDAS (“A PERFECT DAY”, DO LOU REED). ORGÃO PERMEANDO A MÚSICA, COM UMA GUITARRA CHEIA DE MELANCOLIA. GAITINHA AO FUNDO, DANDO UM CLIMA. VOCAL COM DRAMATICIDADE NO MÁXIMO. MÚSICA COM DIREITO À SONOPLASTIA (BARULHO DE CHUVA). LEMBROU-ME “GREAT GIG IN THE SKY”, DO PINK FLOYD. IMPRESSIONA O RITMO ARRASTADO DA BATERIA, QUE PRENDE O RESTO DA MÚSICA. FINAL MAIS ILUMINADO, COM TECLADOS ESPACIAIS E VOZES DE CRIANÇAS. BEM INTERESSANTE ENQUANTO COMPLEXIDADE MUSICAL, DE LETRA E DE VOZ (UMA COMPLEXIDADE MAIS NOS SENTIMENTOS QUE DESPERTA DO QUE NO CONTEÚDO QUE APRESENTA).
11ª MÚSICA – “GIZ” – COMPOSIÇÃO DOS TRÊS. HIT RADIOFÔNICO. TOTALMENTE POP. TODA VIOLÕES E TECLADINHO MELOSO, OMNIPRESENTE (DOIS TECLADOS – UM CORO E UM FRESEADO QUE PERMEIA A MÚSICA). MUITO BEM CONSTRUÍDA ENQUANTO CLIMA (MÚSICA, LETRA E VOCAL). FINAL APOTEÓTICO, MESCLANDO FRASES DE VÁRIAS PARTES DA MÚSICA. NOVAMENTE O BANDOLIN, DESTA VEZ FECHANDO A FAIXA.
12ª MÚSICA – “LOVE IN THE AFTERNOON” – COMPOSIÇÃO DE DADO E RENATO. CLIMÃO DIGNO DO DISCO “V”. CÍTARAS E PERCUSSÃO DRAMÁTICA. BELÍSSIMA INTERPRETAÇÃO VOCAL DE RENATO (NEM DEMAIS, NEM DE MENOS). PERFEITA CANÇÃO DE DESPEDIDA (ISSO SE VOCÊ NÃO CORTAR OS PULSOS ANTES DA MÚSICA ACABAR). TEM UMA COISA MEIO “KASHIMIR”, DO LED ZEPELIN, COM ESSAS CORDAS ÁREAS NO INÍCIO E NO MEIO. UM TECLADO AINDA MAIS ESPECIAL ENTRANDO NO FINAL. MÚSICA PERFEITA. CERTAMENTE O “ACHADO” DO DISCO.
13ª MÚSICA – “LA NUOVA GIUVENTÚ” – COMPOSIÇÃO DOS TRÊS. COMEÇA COM BASTANTE DISTORÇÃO E GUITARRAS PESADAS (TOTALMENTE OPOSTO DA QUE ACABOU DE ACABAR). UM QUASE PUNK-ROCK. FRASE PERFEITA NO REFRÃO (“COM VOCÊ POR PERTO, EU GOSTAVA MAIS DE MIM.”). PESO DEMAIS PARA O CLIMA QUE O DISCO VINHA DESENVOLVENDO. SENTI UMA COISA MEIO “RAMONES” AQUI. ROCK DA PESADA. NO FINAL, AINDA TEM UM CLIMA “INDUSTRIAL”, LEMBRANDO NINE INCH NAILS.
14ª MÚSICA – “SÓ POR HOJE” – COMPOSIÇÃO DE DADO E RENATO (IMPRESSIONA O NÚMERO DESSA PARCERIA NESTE DISCO – SEIS, CONTANDO COM A INSTRUMENTAL – QUASE METADE DO DISCO). A MELANCÓLIA ESTÁ DE VOLTA, EM GRANDE FORMA. A CÍTARA TAMBÉM ESTÁ AQUI (JUNTAMENTE COM O BANDOLIN, A CÍTARA, ENQUANTGO INSTRUMENTO EXÓTICO, APARECE BASTANTE NESTE DISCO). FINAL COM UMA FORTE INFLEXÃO PARA O ROCK MAIS PESADO (GUITARRAS GRITANDO) PARA DEPOIS VOLTAR A CALMARIA DOS VIOLÕES E DO VOCAL DOCE DE RENATO. AINDA NO FINAL, RETOMAM-SE AS GUITARRAS E VIOLÕES PARA, NOVAMENTE, VOLTAR A CALMARIA, COM UM SOLO DE CÍTARA SUMINDO EM FADE OUT.

JOIA DA COROA – O DISCO TEM SEIS HITS RADIOFÔNICOS. NENHUM ESTÁ A ALTURA DO QUE FOI FEITO NO “QUATRO ESTAÇÕES”. MAS VOU FAZER UMA ESCOLHA PESSOAL, POIS NÃO VEJO DIFERENÇAS GRITANTES DE QUALIDADES ENTRE ELES (TALVEZ UM POUCO O “PERFEIÇÃO”, PELA PRODUÇÃO, MAS DA QUAL SÓ GOSTAVA DO FINAL MELÓDICO). ESCOLHO “VAMOS FAZER UM FILME”, POR GOSTAR DA LETRA E POR TÊ-LA TOCADA MUITO NO VIOLÃO.
ACHADO – TEMOS PELO MENOS TRÊS “ACHADOS”: “A FONTE”, “LA NUOVA GIUVENTÚ” E “LOVE IN THE AFTERNOON”. DESSAS TRÊS, FICO COM “LOVE IN THE AFTERNOON” PELA PRODUÇÃO, PELAS CORDAS ÁREAS, PELO CLIMÃO ÉPÍCO, LETRA, ENFIM, É UMA EXCELENTE CANÇÃO.
NOTA – UM BOM DISCO, BEM EQUILIBRADO, QUE ME SURPREENDEU POR MANTER UMA DIVERSIDADE DENTRO DO PADRÃO LEGIÃO (BALADAS VIOLONESCAS, ROCKS PESADOS E LETRAS CERTEIRAS), JÁ QUE EU ACHAVA QUE TUDO IA TER A CARA MEIO “BATERIA ELETRÔNICA” DO CLIPE DE “PERFEIÇÃO”. POR NÃO QUERER SER UM DISCO “CONCEITUAL”, COMO PARECE TER SIDO O CASO DO “V”, NÃO SOFRE TANTO QUANTO ELE COM A INCONSTÂNCIA DE ESTILO NAS CANÇÕES. MAS INCONSTÂNCIA DE ESTILOS NÃO QUER DIZER, NECESSARIAMENTE, INCONSTÂNCIA DE QUALIDADE. TODAS SÃO BOAS CANÇÕES, COM “DO ESPÍRITO” FICANDO UM POUCO ABAIXO, MAS SEM COMPROMETER O DISCO. SE NÃO TEM CANÇÕES ICÔNICAS COMO ALBUNS ANTERIORES (TEVE MUITOS HITS RADIOFÔNICOS, MAS NENHUMA MÚSICA QUE TENHA ADQUIRIDO O MESMO PESO HISTÓRICO DE HITS DOS ALBUNS ANTERIORES), TAMBÉM NÃO COMETE DESLIZES GRAVES. VOU MANDAR UM 8,0 (NOTA PADRÃO DO LEGIÃO), APENAS PORQUE FALTOU UMA DAQUELAS CANÇÕES IMORTAIS, COMO OS DISCOS ANTERIORES CONSEGUIRAM PRODUZIR, PELO MENOS PARA MIM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário