7º DISCO – A TEMPESTADE OU O LIVRO DOS DIAS (1996)
1ª MÚSICA – “NATÁLIA” – COMPOSIÇÃO DOS TRÊS. ROCKÃO PESADO. VOZ DE RENATO SUPER-ENFRAQUECIDA. MÚSICA BEM CHATINHA! O VELHO RIFF SEM TANTA EXPRESSÃO CORRENDO AO LONGO DA FAIXA. VOZES DOBRADAS NO CORO FINAL. A MIXAGEM DEIXOU OS INSTRUMENTOS MUITO BAIXOS EM RELAÇÃO À VOZ. UMA CANÇÃO BEM ABAIXO DO PADRÃO ESTABELECIDO NO ÚLTIMO DISCO.
2ª MÚSICA – “L’AVENTURA” – COMPOSIÇÃO DOS TRÊS. MAIS UMA MÚSICA COM NOME ESTRANGEIRO. PARECE UMA CONSTANTE NOS DISCOS DO LEGIÃO MÚSICAS COM TÍTULOS EM INGLÊS OU ITALIANO (LEMBRANDO QUE A ESSA ALTURA, RENATO JÁ TINHA GRAVADO SEUS DISCOS SOLOS, O PRIMEIRO, SÓ COM MÚSICAS EM INGLÊS, E O SEGUNDO, SÓ COM MÚSICAS EM ITALIANO). BELO COMEÇO DA GUITARRA. TECLADOS ONÍRICOS, COMO SEMPRE. COMEÇOU BEM, MAS FOI DECEPCIONANDO E, NO FINAL, MOSTROU-SE TAMBÉM UMA CANÇÃO ABAIXO DO PADRÃO LEGIÃO.
3ª MÚSICA – “MÚSICA DE TRABALHO” – COMPOSIÇÃO DOS TRÊS. FORTE CRÍTICA SOCIAL NA LETRA (LEMBROU-ME “FÁBRICA” DO “DOIS”). MARCADA PELO BAIXO. VOZ DE RENATO SOTERRADA SOB AS GUITARRAS DE DADO E UMA BATERIA RITMICA, QUASE UM LOOP ELETRÔNICO. A VOZ DE RENATO É UM SUSSURRO QUANDO EU ESPERAVA UMA GRITARIA VISCERAL (PELA LETRA, QUE LI ANTES DE OUVIR A MÚSICA). A MÚSICA MUDA TOTALMENTE DE CLIMA NO REFRÃO (APESAR DA BATERIA CONTINUAR PULSANDO, TOTALMENTE DESTOANTE DO RESTO – ANGUÉM PUXE A TOMADA!!). GUITARRAS EM UM CLIMA MUITO MAIS LISÉRGICO QUE ROCK AND ROLL. É A PRIMEIRA QUE ME IMPRESSIONA UM POUCO, MAS AINDA É RUIM.
4ª MÚSICA – “LONGE DO MEU LADO” – COMPOSIÇÃO DE RENATO E BONFÁ. TODA TECLADOS. VOZ NO DRAMA TOTAL. PIOR PARCERIA DE RENATO E BONFÁ, MÚSICA COMPLETAMENTE DISPENSÁVEL.
5ª MÚSICA – “A VIA LÁCTEA” – COMPOSIÇÃO DOS TRÊS. HIT RADIOFÔNICO. BEM CARA DO LEGIÃO. TECLADOS OMNIPRESENTES. A VOZ DE RENATO PARECE MAIS FORTE, MAIS VIVA QUE NUNCA, APESAR DE FALAR TANTAS COISAS TRISTES. AINDA QUE PARECIDA COM OUTRAS MÚSICAS DO LEGIÃO (MAIS DO QUE AS ANTERIORES) AINDA ASSIM FICA ABAIXO DO PADRÃO LEGIÃO URBANA.
6ª MÚSICA – “MÚSICA AMBIENTE” – COMPOSIÇÃO DOS TRÊS. O COMEÇO É COM UMA BATERIA DIGNA DO SARGENTELLI. NOVAMENTE VEM UMA BATERIA MUITO QUADRADA, PARECENDO LOOP ELETRÔNICO. NOVAMENTE O CLIMA DA MÚSICA, COM TECLADOS SONOLENTES À LA ENYA, DESTOA TOTALMENTE DESSE BREAKBEAT DA BATERIA. UM SOLO “VIAJANDÃO” DE DADO NO FINAL DA MÚSICA TENTA SALVÁ-LA, MAS JÁ É MUITO TARDE. MAIS UMA DECEPÇÃO.
7ª MÚSICA – “ALOHA” – COMPOSIÇÃO DOS TRÊS. BATERIA RETA (HUMANA FINALMENTE). DOIS VIOLÕES NA INTRODUÇÃO. BOM JOGO. SOM TRIBAL NO MEIO. VÁRIAS PARTES MUSICALMENTE DIFERENTES. MUSICALMENTE, É A FAIXA MAIS INTERESSANTE ATÉ AGORA. A BATERIA TRIBAL RETORNA. LEMBROU-ME “ZOO STATION”, DO U2 (O QUE JÁ DÁ A IDEIA DO ELOGIO NA PARTE MUSICAL). ACHO QUE ESTA CONSEGUIU UMA ESTRELINHA COMO A MELHOR MÚSICA ATÉ AGORA E, PELO ANDAR DA CARRUAGEM, PODE SER O ACHADO.
8ª – “SOUL PERCIVAL” – COMPOSIÇÃO DE RENATO E MARISA MONTE (INTERESSANTE). LETRA IMPRESSIONANTEMENTE LONGA. RITMO INTERESSANTE. LEMBROU-ME “BAD BOY”, DE GLORIA ESTEFAN (??). MUSICALMENTE NÃO TEM NADA A VER COM O LEGIÃO. PODERIA ESTAR TRANQUILAMENTE EM UM DISCO SOLO DE RENATO (TALVEZ UM PRIMEIRO DISCO SOLO COM CANÇÕES EM PORTUGUÊS). DE QUALQUER FORMA, É UMA BELA CANÇÃO. PODERIA SER TRANQUILAMENTE A MELHOR CANÇÃO DO DISCO, POIS SEQUER DÁ PARA CONTAR COMO UMA CANÇÃO DO LEGIÃO, POIS PARECE SIMPLESMENTE UMA CANÇÃO SOLO DE RENATO. É ALGO TOTALMENTE FORA DA CURVA.
9ª MÚSICA – “DEZESSEIS” – COMPOSIÇÃO DOS TRÊS. LETRA BEM INTERESSANTE, NO ESTILO “ESTORINHAS PARA ACORDAR”, TIPO “FAROESTE CABOCLO” E “EDUARDO E MÔNICA”. ATÉ PELA TEMÁTICA, BEM CONFLITO ADOLESCENTE (PEGAS, RODAS DE VIOLÃO), PODERIA TRANQUILAMENTE SER DO TROVADOR SOLITÁRIO. ROCKÃO PESADO. PODERIA MUITO BEM ESTAR NO “DOIS”. ÓTIMA CANÇÃO. É O “ACHADO” ATÉ AGORA. NÃO SÓ PELA MÚSICA, MAS PELA LETRA, COM MELODIA E SENTIDO. MELHOR MÚSICA “DO LEGIÃO” DO DISCO, CONSIDERANDO QUE ALGUMAS NEM PARECEM SER DO LEGIÃO.
10ª MÚSICA – “MIL PEDAÇOS”. COMPOSIÇÃO DOS TRÊS. MISTURA DE “MORE THAN WORDS” COM “ESTA NOITE NÃO TEM LUAR”. “O SÂNDALO PERFUMA O MACHADO QUE O FERIU” É UMA DAS MELHORES FRASES DO LEGIÃO. OUÇO UM CELLO E OUTRAS CORDAS, MAS MUITO BAIXO. O USO DAS CORDAS PODERIA SER MELHOR APROVEITADO. CANÇÃO SIMPÁTICA.
11ª MÚSICA – “LEILA” – COMPOSIÇÃO DOS TRÊS. ESTILO “POESIA DO COTIDIANO”. GUITARRAS EM BACKWORD, BEM LEGAL. BELOS FRASEADOS DE TECLADO E PIANO, SEM EXCESSOS. BELA MÚSICA.
12ª MÚSICA – “1º DE JULHO” – COMPOSIÇÃO DE RENATO RUSSO. HIT RADIOFÔNICO, PORÉM NA VOZ DE CÁSSIA ELLER. VIOLÕES PRONUNCIADOS. ESSA VALERIA A PENA APRENDER A TOCAR. O ARRANJO É PRATICAMENTE O MESMO DA VERSÃO COM CÁSSIA ELLER. (TALVEZ NO CASO DE CÁSSIA SENTE-SE UMA PEGADA MAIS “BLUES RASGADO”, O QUE É NATURAL DO TIMBRE DE VOZ E DO BACKGROUND DE CÁSSIA EM RELAÇÃO AO RENATO). BELA CANÇÃO. SÓ NÃO É A “JÓIA DA COROA” PORQUE VIROU HIT MESMO NA VOZ DE CÁSSIA.
13ª MÚSICA – “ESPERANDO POR MIM” – COMPOSIÇÃO DO TRÊS. BELA LETRA. TODA VIOLÕES. BELA GUITARRA NO FINAL. FIQUEI COM A IMPRESSÃO QUE ESTA É QUE DEVERIA ENCERRAR O DISCO, NÃO SÓ PELA MENSAGEM DA LETRA (COM UM SIGNIFICADO TODO ESPECIAL DADO ÀS CIRCUNSTÂNCIA DA MORTE DE RENATO, POUCO DEPOIS DO LANÇAMENTO DO DISCO), MAS TAMBÉM PELO LONGO FINAL, QUER VAI SUMINDO EM FADE OUT.
14ª MÚSICA – “QUANDO VOCÊ VOLTAR” – COMPOSIÇÃO DOS TRÊS. RITMO BEM LENTO, PONTUADO POR UM PIANO BEM GRAVE. BELA INTERPRETAÇÃO VOCAL DE RENATO. PELA MUSICALIDADE, SIMPLICIDADE E PELO TOM PESSOAL DA LETRA, É O “ACHADO” DO DISCO.
15ª MÚSICA – “O LIVRO DOS DIAS” – COMPOSIÇÃO DOS TRÊS. BATERIA DIFERENTE, COM OS TAN-TANS NO LUGAR DA CAIXA. TECLADOS OMNIPRESENTES. GUITARRA INTERESSANTE NO MEIO. MÚSICA UM POUCO DECEPCIONANTE PARA FECHAR O DISCO, CONFIRMANDO MEU SENTIMENTO DE QUE “ESPERANDO POR MIM” DEVERIA FECHAR O DISCO.
JOIA DA COROA: PRATICAMENTE SEM HITS RADIOFÔNICOS. APENAS: “A VIA LACTEA”, CONSIDERANDO QUE “1º DE JULHO” FICOU FAMOSA NA VOZ DE CÁSSIA ELLER. VOU CONSIDERAR, ENTÃO, APENAS “A VIA LÁCTEA”, PARA NÃO DIZER QUE NÃO TEM NENHUMA MÚSICA CONHECIDA.
ACHADO: APESAR DE TER MUITAS MÚSICAS ABAIXO DO PADRÃO “LEGIÃO URBANA”, ALGUMAS SE DESTACAM NO QUESITO “ACHADO”, OU SEJA, MÚSICAS QUE ATÉ ENTÃO EU NÃO CONHECIA. NESSE CASO, FAIXAS COMO “DESESSEIS” E “LEILA” DESPERTARAM INTERESSE POR VÁRIOS MOTIVOS. CONSIDERANDO QUE “SOUL PERCIVAL” ESTÁ FORA DA MINHA CONTAGEM, POIS É ALGO MUITO DISTANTE DO LEGIÃO, FICAREI COM “QUANDO VOCÊ VOLTAR”, QUE ACHEI UMA MÚSICA, ALÉM DE BONITA (COMO OUTRAS DO DISCO), MAIS “FECHADA”, MAIS BEM CONSTRUÍDA, QUE FAZ SENTIDO DO INÍCIO AO FIM.
NOTA: É CERTAMENTE O DISCO MAIS FRACO QUE OUVI DO LEGIÃO. NÃO SÓ PELO FATO DE FALTAREM GRANDES HITS, MÚSICAS QUE TENHAM DEIXADO UMA MARCA NO LEGADO DO LEGIÃO, MAS PRINCIPALMENTE PELA QUEDA DE QUALIDADE EM ALGUMAS MÚSICAS, QUE FICARAM BEM ABAIXO DO PADRÃO LEGIÃO. POR ISSO, OU A MENOR NOTA ATÉ AGORA: 7,0.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário