sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Imersão Cultural 2013 - Discografia Legião Urbana Comentada - Disco 5 - "V" (1991)

5º DISCO – V (1991)
• 1ª MÚSICA – “LOVE SONG” – DELICADA ABERTURA COM TECLADOS. VIOLÕES ALGO MEDIEVAIS E UMA VOZ GUTURAL.
• 2ª MÚSICA – “METAL CONTRA AS NÚVEIS” – TODA VIOLÕES NO INÍCIO. DELICADEZA TAMBÉM NESSE INÍCIO. DEMONSTRA UM APURO COM A PARTE MUSICAL. VOCAL DRAMÁTICO, MUITO BONITO. BRUSCA MUDANÇA DE RITMO. NOVAMENTE, UM “ROCK’N ROLL FROM HELL” DO NADA. NOVA MUDANÇA BRUSCA... E ENTRAMOS NO PARAÍSO DE FADAS E DUENDES. LINDA ORQUESTRAÇÃO. NOVA MUDANÇA (RAPAZ, TEM QUE TER PESCOÇO PARA ACOMPANHAR – É UM “FAROESTE CABOCLO” MELHORADO E SOFISTICADO EM TERMOS DE MUITAS MÚSICAS DENTRO DE UMA).
• 3ª MÚSICA – “A ORDEM DOS TEMPLÁRIOS” – INSTRUMENTAL, COM UM TECLADO SOTURNO E UMA GUITARRINHA FLAMENCA. RETOMA OS TEMAS INSTRUMENTAIS, QUE SÓ TINHA ACONTECIDO NO “DOIS” COM “CENTRAL DO BRASIL”, MAS, NOVAMENTE, AGORA BEM MAIS SOFISTICADO, MOSTRANDO A EVOLUÇÃO DOS CARAS COMO MÚSICOS. E MANTÉM O CLIMA MELANCÓLICO DO COMEÇO DO DISCO. • 4ª MÚSICA – “A MONTANHA MÁGICA” – RITMO ARRASTADÍSSIMO, REFORÇANDO O PESO DO DISCO. UNS EFEITINHOS “REVERSE” NA VOZ E NA GUITARRA DÃO UM CLIMA AINDA MAIS CLAUSTROFÓBICO E ESQUIZOFRÊNICO, QUE CASAM MUITO BEM COM A MÚSICA. O FINAL VEM COM PESO DE UMA GUITARRA ABAFADA, UMA VERDADEIRA DESCIDA AO INFERNO DE SI MESMO. DEPOIS, A SAÍDA DO INFERNO “NUM COPO D’ÁGUA”. UM TECLADINHO DAS ANTIGAS (MOOG?) DÁ O CLIMA DE FIM DA MISSA NEGRA. FICA NA DÚVIDA DE QUAL A MAIOR VIAGEM ATÉ AGORA, POIS ESSA RIVALIZA COM “METAL CONTRA AS NUVENS”, COM CERTEZA. (A NATUREZA SE FAZ BEM PRESENTE NO DISCO COM SONS DE VENTO E ONDAS AO FINAL DAS MÚSICAS).
• 5ª MÚSICA – “TEATRO DOS VAMPIROS” – HIT. TOTALMENTE OUTRO CLIMA, COM ESSE VIOLÃOZINHO BEM NA CARA DA MÚSICA. TEM UM TECLADINHO ONIPRESENTE TAMBÉM. BELA MÚSICA, COM A PEGADA POP-PROFUNDA DO LEGIÃO.
• 6ª MÚSICA – “SERENÍSSIMA” – ROCKINHO ALEGRE, TAMBÉM TOTALMENTE DIFERENTE DO COMEÇO DO DISCO. ALGUMAS DAS MELHORES FRASES IRÔNICAS DE RENATO ESTÃO AQUI. VIOLÕES ONIPRESENTES TAMBÉM. POP TOTAL.
• 7ª MÚSICA – “VENTO NO LITORAL.” – HIT. VOLTAMOS, DO NADA, PARA A VELOCIDADE MENOS 10 KM/H. MELANCOLIA NO ÚLTIMO VOLUME. UMA DAS LETRAS (E INTERPRETAÇÕES) MAIS BONITAS DA LEGIÃO. DEFINITIVAMENTE UM CONVITE AO SUICÍDIO DEPOIS DAQUELE FIM DE NAMORO. UM TECLADINHO MELOSO DANDO UM CLIMA AINDA MAIS DE VELÓRIO. O PIANINHO NO FINAL DÁ UM TOM DE INGENUIDADE E DELICADEZA, MOSTRANDO QUE É POSSÍVEL RECOMEÇAR.
• 8ª MÚSICA – “O MUNDO ANDA TÃO COMPLICADO” – HIT. NOVAMENTE MAIS UMA MOSTRA DEFINITIVA DO COTIDIANO POÉTICO DE RENATO RUSSO. FRASES SOLTAS QUE TODOS NÓS DIZEMOS, MAS QUE GANHAM OUTRO SENTIDO QUANDO CANTADAS POR ELE. POP TOTAL.
• 9ª MÚSICA – “L’AGE D’OR” – ROCK COM CARA DE GENTE GRANDE (LEIA-SE: NADA A VER COM LEGIÃO URBANA). COLOCARAM A MÚSICA DE OUTRA BANDA NO DISCO POR ENGANO? VÁRIAS REFERÊNCIAS RELIGIOSAS (JESUS, DAVI, SERPENTE). DEFINITIVAMENTE UM PONTO FORA DA CURVA NÃO SÓ DO DISCO, MAS DE TODA A MUSICALIDADE DA BANDA. MAS, REGISTRE-SE, É UM EXCELENTE ROCK N’ROLL (SÓ NÃO TEM NADA A VER COM A BANDA, MAS MOSTRA QUE ELES PODEM FAZER MAIS DO QUE AQUILO QUE JÁ ESTAMOS TODOS ACOSTUMADOS. ASSIM, ELES ROMPEM SUAS PRÓPRIAS BARREIRAS – SLIDEGUITAR A TORTO E A DIREITO? QUE VENHA!!)
• 10ª MÚSICA – “COME SHARE MY LIFE” – OUTRA INSTRUMENTAL E, DESTA VEZ, NÃO DA LAVRA DA BANDA, POIS APARECE COMO “FOLCLORE AMERICANO”?! BELA MUSIQUINHA. NÃO HÁ NADA ALÉM PARA DIZER. FECHA COM A MELANCOLIA QUE MARCOU BOA PARTE DO DISCO, MAS PODERIA TER SIDO UMA COMPOSIÇÃO PRÓPRIA.

JOIA DA COROA – O DISCO TEM TRÊS HITS, MAS VOU FICAR COM “VENTO NO LITORAL”, NÃO SÓ PORQUE ACHO QUE CASA BEM COM O DISCO, DIFERENTE DAS OUTRAS DUAS, MAS TAMBÉM PORQUE É UMA DAS MAIS BELAS DO LEGIÃO.
ACHADO – EU APONTARIA TRÊS ACHADOS: “A MONTANHA MÁGICA”; “SERENÍSSIMA” E “L’AGE D’OR” (PARA MOSTRAR QUE, APESAR DE DIFERENTE, GOSTEI DA MÚSICA.) MAS, NOVAMENTE, POR TER A VER COM O DISCO E POR SER UMA DAS MAIS FORTES QUE JÁ OUVI, FICO COM “A MONTANHA MÁGICA”.
NOTA – APESAR DO COMEÇO PROMISSOR, VIROU UMA MISTUREBA DE ESTILOS DEPOIS, QUE ACHO QUE FEZ O DISCO PERDER UNIDADE. NÃO QUE OUTROS NÃO TIVESSEM TAMBÉM MÚSICAS DIFERENTES, MAS QUANDO SE FAZ UMA ESCOLHA TÃO CLARA COM AS TRÊS PRIMEIRAS MÚSICAS, FICA DIFÍCIL REENCONTRAR O EIXO DO DISCO COM AS MUDANÇAS SEGUINTES. ACHO QUE VOLTO LÁ PARA O 8,0 (NOTA PADRÃO DA LEGIÃO, MAS ABAIXO DO “QUATRO ESTAÇÕES”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário