sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Imersão Cultural 2013 - Discografia Legião Urbana Comentada - Disco 8 - "A Última Estação" (1997)

8º DISCO – A ÚLTIMA ESTAÇÃO (1997)

1ª MÚSICA – “RIDING SONG” – COMPOSIÇÃO DOS TRÊS. APENAS DUAS FRASES, REPETIDAS COMO REFRÃO AO FINAL. DURANTE A MÚSICA, OUVE-SE OS MÚSICOS SE APRESENTANDO. SACADA MUITO INTERESSANTE, CONSIDERANDO QUE ESSE “CARTÃO DE VISITA” INICIA O ADEUS DO GRUPO. TALVEZ FICASSE AINDA MAIS SIMBÓLICO SE FOSSE A ÚLTIMA FAIXA, COMO QUE FECHANDO O CICLO. A MÚSICA BASICAMENTE É UMA BATERIA ARRASA-QUARTEIRÃO. INÍCIO BEM LEGAL.
2ª MÚSICA – “UMA OUTRA ESTAÇÃO” – COMPOSIÇÃO DOS TRÊS. TECLADO COM SOM ESPACIAL. CARRILHÕES. VOZ DE RENATO ESTRANHA, CANSADA. UM PIANO TOTALMENTE SOLTO, À LA ARRIGO BARNABÉ. UM TECLADINHO FANTASMAGÓRICO NO FINAL. UMA FAIXA DISPENSÁVEL.
3ª MÚSICA – “AS FLORES DO MAL” – O EFEITO DA GUITARRA LEMBROU-ME “CRUSH WITH A EYELINER”M, DO REM. A VOZ DE RENATO VOLTA A VELHA FORMA. MUSICALMENTE A FAIXA É INTERESSANTE, MAS ENQUANTO CANÇÃO NÃO DECOLA.
4ª MÚSICA – “LA MAISON DIEU” – COMPOSIÇÃO DOS TRÊS. SAIDA DIRETAMENTE DO “V”: PESADONA E ARRASTADA. PARECE UM BLUES, MAS DO LED ZEPELLIN (COMO “SINCE I’VE BEEN LOVING YOU”). MUSICALMENTE, O PESO É BEM MANTIDO PELA BANDA. A INTERPRETAÇÃO VOCAL E VISCERAL DE RENATO TAMBÉM ESTÁ LÁ. UMA GAITA “FROM HELL” DÁ O TOQUE FINAL, MARCANDO A CANÇÃO. BELA MÚSICA. PODE SER O ACHADO.
5ª MÚSICA – “CLARICE” – COMPOSIÇÃO DOS TRÊS. INÍCIO COM UM VIOLÃO QUE ME LEMBROU “WISH YOU WERE HERE”, DO PINK FLOYD. A LETRA, LONGÍSSIMA, NOVAMENTE É PRATICAMENTE O ROTEIRO DE UM LONGA-METRAGEM. VALE COMO TEXTO POÉTICO, MAS PARA TRANSFORMA-LA NUMA CANÇÃO É PRECISO MAIS DO QUE DADO SE ESFORÇANDO AO VIOLÃO.
6ª MÚSICA – “SCHUBERT LANDER” – COMPOSIÇÃO DE SCHUBERT (???). ADORARIA QUE ALGUÉM ME DISSESSE POR QUE ESSA CANÇÃO ESTÁ AQUI (ERA A CANÇÃO QUE A AMA DE LEITE DE RENATO ASSOBIAVA PARA ELE DORMIR, ETC...). MAS O INTERESSE DESSA PESQUISA É CONHECER O REPERTÓRIO DO LEGIÃO, NÃO ALCANÇANDO, PORTANTO, ESSAS CURIOSIDADES.
7ª MÚSICA – “A TEMPESTADE” – COMPOSIÇÃO DOS TRÊS. BATERIA TRIBAL E DADO FAZENDO DAS SUAS NO INÍCIO DA MÚSICA. GUITARRAS DÃO AINDA MAIS PESO À MÚSICA. COMEÇO PROMISSOR. O VOCAL DE RENATO É O DO PRÓPRIO PSICOPATA PERIGOSO (“BELA LUGOSI IS NOT DEAD!!”) “THE CRAMPS MEETS MARILYN MASON.” NÃO SEI SE DÁ PARA CONSIDERAR COMO UMA CANÇÃO DO LEGIÃO. PARECE MAIS UMA BELA TIRADA DE SARRO DOS GÓTICOS. PIADA TOTAL. A MICROFONIA TOTAL NO FINAL DÁ O CLIMA DE APOCALIPSE NOW.
8ª MÚSICA – “HIGH NOON (DO NOT FORSAKE ME)” – OUTRA INSTRUMENTAL QUE NÃO É DELES (É TEMA DE UM FILME). REPITO O COMENTÁRIO FEITO NA FAIXA DE SCHUBERT.
9ª MÚSICA – “COMÉDIA ROMÂNTICA” – COMPOSIÇÃO DOS TRÊS. “BARRETOS IS IN THE HOUSE”!!! ROCK BÁSICO, BEM ESTILO LEGIÃO. BEM PONTUADO POR VIOLÕES E COM UMA GUITARRINHA PARA LEMBRA QUE É ROCK. UMA SLIDEGUITAR LEGAL NO MEIO. UM XILOFONE E UMA BATERIA TRIBAL PARA APRIMORAR A QUALIDADE MUSICAL DA FAIXA. É CONSEGUIU!! MUSICALMENTE, É A MAIS INTERESSANTE ATE AGORA.
10ª MÚSICA – “DADO VICIADO” – COMPOSIÇÃO DE RENATO RUSSO. BEM AO ESTILO TROVADOR SOLITÁRIO. MAIS UMA DA SÉRIE “ESTORINHAS PARA ACORDAR”. QUASE UM REGISTRO AMADOR, COM DIREITO A VOZ DE RENATO APÓS O FIM DA MÚSICA. INTERESSANTE.
11ª MÚSICA – “MARCIANOS INVADEM A TERRA” – COMPOSIÇÃO DE RENATO RUSSO. NOVAMENTE VOLTAMOS AO ESTILO DO TROVADOR SOLITÁRIO, COM RENATO E SEU VIOLÃO CONTRA O MUNDO. BOA CANÇÃO. SIMPLES E INTERESSANTE. TEM GRANDES CHANCES DE SER O ACHADO DO DISCO.
12ª MÚSICA – “ANTES DAS SEIS” – COMPOSIÇÃO DE DADO E RENATO. BELO VIOLÃO NA INTRODUÇÃO. GUITARRA OMNIPRESENTE. NOVAMENTE, MUSICALMENTE É INTERESSANTE, MAS QUANDO CASA COM A LETRA POUCO PRETENSIOSA E COM A INTERPREPATAÇÃO VOCAL DE RENATO QUE PARECE DESCONFORTÁVEL COM A MÚSICA, NÃO DÁ. BOLA FORA.
13ª MÚSICA – “MARIANE” – COMPOSIÇÃO DE RENATO RUSSO. EM INGLÊS. ERIC RUSSELL E A 42 STREET BAND STRIKES AGAIN!!. TAMBÉM NO ESTILO TROVADOR SOLITÁRIO. VIOLÕES E VOZ, TOTALMENTE FOLK, COM UMA BATERIA TRIBAL NO REFRÃO, PARA DESTOAR. CANÇÃO INTERESSANTE.
14ª MÚSICA – “SAGRADO CORAÇÃO” – COMPOSIÇÃO DE RENATO RUSSO. NÃO HÁ VOCAIS GRAVADOS, APENAS A MÚSICA E A LETRA NO ENCARTE. UMA IDEIA INTERESSANTE ESSA. OUTRA FORMA DE MARCAR ESSE COMO UM ALBUM DE DESPEDIDA, POIS, AO MESMO TEMPO EM QUE MARCA CLARAMENTE A AUSÊNCIA DE RENATO, TAMBÉM TRANSFORMA CADA UM DE NÓS, SEUS FÃS, EM “RENATOS”, COM CADA UM COLOCANDO A SUA FORMA DE CANTAR AQUELA CANÇÃO COMO SE FOSSE O RENATO. UMA MANEIRA TOTALMENTE NOVA DO VELHO HÁBITO DE SEMPRE CANTAR AS CANÇÕES DO LEGIÃO – SÓ QUE AGORA, SEM A VOZ DE RENATO COMO GUIA. APENAS COM SUAS IDEIAS E SEU ESPÍRITO. BEM LEGAL. MUSICALMENTE É UMA CANÇÃO AMARRADA, COM UMA BATERIA MARCADA E DADO FAZENDO SEUS FAMOSOS “BARULHINHOS”. UM PIANO DÁ O TOM FINAL. ESSA SERIA UMA ÓTIMA ESCOLHA PARA FECHAR O DISCO, PELA SIMBOLOGIA DE QUE, DE AGORA EM DIANTE, QUEM CANTARÁ POR RENATO SOMOS NÓS.
15ª MÚSICA – “TRAVESSIA DO EIXÃO.” – COMPOSIÇÃO DE VERAS E BEHR, DA BANDA HIPPIE DE BRASÍLIA LIGA TRIPA). GRAVAÇÃO TOTALMENTE INFORMAL, COM TODOS CANTANDO JUNTOS E RENATO COMANDANDO A FESTA. CLIMA DE FINAL DE FESTA NA PRAIA. TALVEZ TENHA SIDO A ESCOLHA CERTA PARA FECHAR O DISCO AFINAL. DÁ UM CLIMA DE FESTA ACABANDO, MAS REMONTANDO MAIS À FESTA QUE À DESPEDIDA. VALEU POR TUDO RENATO! VALEU POR TUDO, LEGIÃO!

JÓIA DA COROA – NÃO TENHO RECORDAÇÃO DE NENHUMA DESSAS MÚSICAS COMO HIT RADIOFÔNICO. NÃO HÁ, PORTANTO, JOIA DA COROA, POIS ESSA É SEMPRE UMA MÚSICA CONHECIDA.
ACHADO – COMO O DISCO TODO ERA DESCONHECIDO PARA MIM, TODAS AS FAIXAS QUE SE DESTACARAM (“LA MAISON DIEU”, “COMÉDIA ROMÂNTICA”) PODERIAM SER ACHADOS. PORÉM, A MAIS INTERESSANTE ENQUANTO CANÇÃO SOB TODOS OS ÂNGULOS FOI MESMO “MARCIANOS INVADEM A TERRA”.
NOTA – APESAR DE SER UM ÁLBUM MELHOR DO QUE O ANTERIOR, AINDA ASSIM É UM ALBUM QUE ESTÁ ABAIXO DO PADRÃO ESTABELECIDO, PRINCIPALMNENTE A PARTIR DO “QUE PAÍS É ESSE?” DE QUALQUER FORMA, O ALBUM TRAZ ALGUMAS BOAS CANÇÕES, ALÉM DE SACADAS INTERESSANTES COMO “RIDING SONG” E “SAGRADO CORAÇÃO”. POR ISSO, E POR CONSEGUIR SAIR UM POUCO DO CLIMA DE VELÓRIO DO ÚLTIMO DISCO, VOU REBATER PARA CIMA A ÚLTIMA NOTA: 7,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário