4º DISCO – AS QUATRO ESTAÇÕES (1989)
• 1ª MÚSICA – “HÁ TEMPOS” – HIT TOTAL. RIFF ONIPRESENTE. VOCAL MUITO BOM, COMBINANDO COM A LETRA, UMA DAS MELHORES DE RENATO. FINAL APOTEÓTICO.
• 2ª MÚSICA – “PAIS E FILHOS” – HIT ABSOLUTO. TOCADA POR TODO MUNDO QUE JÁ PEGOU NUM VIOLÃO NA VIDA. LETRA PULGENTE. A SIMPLICIDADE EM FORMA DE POESIA. O VOCAL TRANSITA DO SUSSURRO AO QUASE DESESPERO, COMO SÓ RENATO RUSSO SABIA FAZER. MARAVILHOSA. NO FINAL, VIRA UM BLUES, COM DADO VILALOBOS MOSTRANDO QUE JÁ PODIA TIRAR A CARTEIRINHA DA ORDEM DOS MÚSICOS.
• 3ª MÚSICA – “FEEDBACK SONG FOR A DYING FRIEND” – COMEÇA JÁ MOSTRANDO ESTÚDIO NA VEIA – GUITARRA EM REVERSO. DEPOIS O ROCK SE APRESENTA COM A FORÇA DA BATERIA DE BONFA. RENATO RUSSO REALIZANDO SEU SONHO DE SER UM “ROCKSTAR” (INTERNACIONAL, EU DIGO). SURPREENDENTEMENTE ROCK, DE UM JEITO QUE ATÉ ENTÃO AINDA NÃO TINHA VISTO. O QUE É ISSO??? MÚSICA ÁRABE NO MEIO DE TODO? CARA, MUITO SURPREENDENTE!! SUPERPRODUÇÃO. FORTE CANDIDATA A ACHADO.
• 4ª MÚSICA – “QUANDO O SOL BATER NA JANELA DO TEU QUARTO” – HIT. TODO VIOLÕES DE NOVO (NEM PARECE QUE ESTÁ NO MESMO DISCO QUE A MÚSICA ANTERIOR). A LETRA É SUPERESPERANÇOSA (TÃO LONGE DAQUELE “REBELDE SEM CAUSA" DOS PRIMEIROS DISCOS. RENATO TINHA FICADO MAIS VELHO DE FATO). A MÚSICA CHEGA A TER UM “Q” RELIGIOSO.
• 5ª MÚSICA – “EU ERA UM LOBISOMEM JUVENIL” – LEVADA ARRASTADA DE BATERIA, COM UMA GUITARRINHA ONIPRESENTE. LEMBRA UMA “ANGRA DOS REIS” SEM TECLADOS. NOVAMENTE A PRODUÇÃO DA FAIXA CHAMA ATENÇÃO. ESSE PARECE SER O ALBUM MAIS PRODUZIDO DA BANDA. O TECLADO E O CARRILHÃO DÃO UM TOQUE “SUPERPRODUÇÃO”. E O IMPROVISO NO TECLADO NO FINAL É APOTEÓTICO. BELA LETRA TAMBÉM. OUTRA FORTE CANDIDATA A ACHADO.
• 6ª MÚSICA – “1965 (DUAS TRIBOS)” - O ROCK VOLTA COM TUDO (MEIO SELVAGEM DEPOIS DE UMA FAIXA TÃO INSPIRADA). NOVAMENTE A ESPIRITUALIDADE ESTÁ BEM PRESENTE NA LETRA.
• 7ª MÚSICA – “MONTE CASTELO” – HIT ABSOLUTO. TODA TECLADOS. LETRA ESPETACULAR, UMA DAS MELHORES DE RENATO. TODA ESPERANÇA E ENERGIA POSITIVA. A PRIMEIRA DO DISCO ASSINADA SÓ POR ELE.
• 8ª MÚSICA – “MAURÍCIO” – TODA TECLADOS (SOTURNOS E ALEGRES), ALÉM DE UM VIOLÃOZINHO CIGANO E TRÔPEGO. NO FINAL, UM TECLADINHO A LA RAY MAZARETT, DO “THE DOORS”.
• 9ª MÚSICA – “MENINOS E MENINAS” – HIT TOTAL. OUTRA LETRA CERTEIRA DE RENATO RUSSO. TOQUEI MUITO NO VELHO VIOLÃO.
• 10ª MÚSICA – “SETE CIDADES” – ABRE COM UMA GAITA, UM INSTRUMENTO QUE DEMOROU A APARECER, NUMA BANDA QUE TEM TANTA INFLUÊNCIA FOLK BOB DYLANIANA. VOCAL INSPIRADO. BELA LETRA, DE UM ROMANTISMO PROFUNDO, MISTURA DE INGÊNUO E SOFRIDO.
• 11ª MÚSICA – “SE EU FIQUEI ESPERANDO MEU AMOR PASSAR” – HIT. UMA DAS MELHORES MELODIAS DA LEGIÃO, DE UM LIRISMO QUE CASA PERFEITAMENTE COM A LETRA, DAS MAIS ROMÂNTICAS. NOVAMENTE A RELIGIOSIDADE MUITO PRESENTE NA LETRA. ALIAIS, DEU O TOQUE EM TODO O DISCO PRATICAMENTE.
JOIA DA COROA – O DISCO TEM SEIS HITS, TODOS BEIRANDO A PERFEIÇÃO. A ESCOLHA TEM QUE SER MUITO PESSOAL. FICO COM “PAIS E FILHOS”.
ACHADO – PELO MENOS DUAS VÃO FAZER PARTE DO MEU REPERTÓRIO OBRIGATÓRIO DO LEGIÃO: “FEEDBACK FOR A DYING FRIEND” E “EU ERA UM LOBISOMEM JUVENIL”. MAS PELA PRODUÇÃO E PELA CAPACIDADE DE ME SURPREENDER, FICO COM “FEEDBACK FOR A DYING FRIEND”.
NOTA – SUPER BEM PRODUZIDO, SEIS HITS, DOIS ACHADOS, TUDO QUASE PERFEITO. É O MELHOR DISCO DO LEGIÃO ATÉ AGORA. NOTA 9,0.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário